quarta-feira, 28 de abril de 2010

Comentários da Tarefa 1:

http://julianak18.blogspot.com
http://alanacamboim.blogspot.com
http://ilanagoncalves.blogspot.com/

Cinco Áreas Dentro da Biologia (Tarefa 1)

Tarefa 1:
Dentro da biologia há diversas matérias as quais podemos nos dedicar e esclarecer cada vez nossas dúvidas. Dentre elas algumas são citadas abaixo:
A Evolução Humana, ou antropogênese, é a origem e a evolução do Homo Sapienscomo espécie distinta de outros hominídeos, dos grandes macacos e mamíferos placentários. O termo "humano" no contexto da evolução humana, refere-se ao gênero Homo, mas os estudos da evolução humana usualmente incluem outros hominídeos, como os australopitecus. O gênero Homo se afastou dos Australopitecinos há cerca de 2,3 e 2,4 milhões de anos na África. Diversas espécies de Homo evoluiram e agora estão extintas. Estes incluem o Homo erectus, que habitou a Ásia, e o Homo neandertal, que habitou a Europa. O Homo sapiens arcaico evoluiu entre 400.000 e 250.000 anos atrás.

A Zoologia, (proveniente do grego Ζώο, zoon "animal", e λόγος, -logos "estudo") é a ciência que estuda os animais. Seguindo a divisão proposta por Carolus Linneus (ou Carl von Linné), o reino animal é um dos 5 reinos, e é subdividido principalmente nos seguintes Filos: Porifera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados: Peixes, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos -animais com corda dorsal. Os ramos originais da zoologia estabelecidos no final do século XIX como zoofísica, ecologia e morfologia, estão constituídos nas mais diversas áreas da biologia que incluí estudo de mecanismos comuns para plantas e animais.

A Paleontologia: (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. A vida na Terra surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos e, desde então, restos de animais e vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas. O que ajuda muito neste tipo de estudo. Já não é a ciência hermética, restrita aos cientistas e universidades. Todos se interessam pela história da Terra e de seus habitantes durante o passado geológico, para melhor conhecerem as suas origens.

Embriologia, ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada. Faz parte da biologia do desenvolvimento. Considerando-se o desenvolvimento humano, este desenvolvimento inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo, que passará por três fases sucessivamente: mórula, blástula, e gástrula. É estudada pelas ciências da saúde e biológicas. Estuda-se entre tantoso bloquio lento, que é quando o espermatozóide atinge o ovócito, há uma despolarização química dele, afastando todos os espermatozóides em volta, o que dura aproximadamente 1 minuto, fazendo desencadear o bloqueio lento. Esse bloqueio lento é o processo pelo qual ocorre a diferenciação sexual.

E Histologia: (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função. É uma das disciplinas fundamentais dos cursos das áreas de saúde e biológica. Nasceu com os primeiros estudiosos que se utilizaram do microscópio: Robert Hook, Malpighi, Graw, Ham, Fontana e outros; muito antes que Meyer, em 1819, desse esse nome à ciência que descreve os tecidos dosanimais e dos vegetais. O termo tecido foi, contudo, introduzido por Xavier Bichat. Na histologia se estuda também todos os subtipos de tecidos, que são originados a partir desses tipos básicos (por exemplo, as células sangüíneas são classificadas como tecido conjuntivo, já que se originam na medula óssea).

sexta-feira, 16 de abril de 2010

The ingenious dolphins.wmv :

http://www.youtube.com/watch?v=GOCKRIl1gqc

Espero que gostem!